Ao comprar um jogo na Steam, você está, na verdade, adquirindo uma licença de uso na Steam — e não o jogo em si. Uma recente atualização da plataforma agora deixa isso claro para os usuários.
“A compra de um produto digital concede uma licença para o produto na Steam”, diz a nova mensagem acompanhada de um link para o contrato de assinante da plataforma. A licença de uso na steam busca aumentar a transparência nas compras digitais, mostrando claramente o que os consumidores estão adquirindo.
O que motivou a prática de licença de uso na steam?
A licença de uso na steam surge logo após a aprovação de uma lei na Califórnia, que exige que lojas digitais informem claramente que a compra de mídias digitais — como jogos, músicas ou filmes — não concede a propriedade do produto, mas apenas uma licença de uso.
Veja também: Os 10 jogos mais jogados da steam em 2024
Com a transição das vendas de mídia física para mídia digital, a necessidade de proteger o consumidor se tornou mais urgente. A nova legislação entra em vigor em 2025 e já está afetando plataformas como a Steam, que optaram por aderir às exigências mais cedo.
O que isso significa para os consumidores da Steam?
Agora, ao comprar um jogo na Steam, será explícito que você está comprando uma licença de uso na Steam. Isso oferece maior clareza sobre seus direitos e limitações, especialmente no que diz respeito à revenda ou transferência de jogos, algo que não é possível com licenças digitais.
E as outras plataformas digitais?
Até o momento, a Steam é a única plataforma que adotou essa transparência. Outras lojas digitais, como a Xbox Store, PlayStation Store e Epic Games Store, ainda não aplicaram avisos semelhantes. Com a nova lei entrando em vigor, é provável que essas plataformas também sigam o exemplo da Steam.
O que você acha?
A mudança ao informar que os consumidores estão comprando uma licença de uso é um passo importante para garantir a transparência nas compras digitais. Com a nova lei da Califórnia, espera-se que outras lojas digitais sigam essa prática, permitindo que os consumidores saibam exatamente o que estão adquirindo.
Via: Insider Gaming